É já esta sexta-feira que arranca a 14ª edição do Festival Internacional de BD da Amadora. Exposições, conferências e sessões de autógrafos com autores consagrados do mundo aos quadradinhos esperam por si, na Escola Intercultural.
A «Mulher» é o tema deste ano do Festival Internacional de BD. Por isso, não é de estranhar que esteja presente Maurício de Sousa, pai de Mônica, uma das heroínas de BD mais famosas das últimas gerações. O autor da turminha mais reguila do brasil vai estar no festival nos dias 18 e 19 para dar autógrafos e participar em debates.
Para conhecer melhor esta personagem de vestidinho vermelho, que há mais de 30 anos atura as provocações do Cebolinha e do Cascão, não deixe de espreitar a exposição «Meninas Rebeldes da BD».
É também neste espaço do festival que podemos encontrar a mundialmente famosa Mafalda, criação do argentino Quino. Contestatária e inconformada, Mafalda e os seus amigos continuam fazer as delícias de milhares de pessoas no mundo inteiro.
Roberta Gregory («Naughty Bits»), Melinda Gebbie («Lost Girls, Glory e Tomorrow Stories»), Jill Thompson («Sandman e Scary Godmother»), Lynn Johnston («For Better or for Worse»), Leah Moore («Tom Strong e Wild Girl»), José Villarrubia («Pictopia e Voice of the Fire») e Paul Candler (comissário da exposição de autoras americanas) são outros convidados estrangeiros que vão estar presentes no primeiro fim-de-semana do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA).
Este ano, o FIBDA realiza-se entre os dias 17 de Outubro e 2 de Novembro. O núcleo central do Festival é na Escola Intercultural (Venda Nova) e apresenta diversas exposições individuais e colectivas, incluindo uma exposição dedicada às autoras de banda desenhada (mais de duas dezenas de participantes nacionais e estrangeiras), às heroínas e às personagens femininas.
Neste espaço realizam-se, igualmente, todas as actividades do Festival: sessões de autógrafos, conferências/debates com autores, Feira do Livro de BD e apresentação de novos livros (as editoras aproveitam o Festival para o lançamento de novos livros no mercado editorial).
Escola Intercultural
Escola Intercultural, Venda Nova
De 17 de Outubro até 2 de Novembro de 2003
Telefone: 214 997 800
Horários:
De 2ª a 5ª - das 10:00 às 20:00
Às 6ª - das 10:00 às 23:00
Sábados, domingos e feriados - das 14:00 às 23:00