artes

Pronto-a-vestir abre passerelle

A 21ª edição da ModaLisboa, a maior de sempre desde o início do certame, arrancou com a apresentação de três marcas portuguesas de pronto-a-vestir, destinada a aproximar os criadores e a indústria nacional.

Pela primeira vez, a ModaLisboa acolhe na sua passerelle a indústria de pronto-a-vestir, mostrando as colecções das marcas Oxford, Kispo e Lion of Porches, com a assinatura de Nuno Gama, Katty Xiomara e Júlio Torcato, respectivamente.

«É fundamental aproximar os criadores da indústria e sensibilizar os industriais portugueses a apostarem mais na imagem do pronto-a-vestir, o que até agora tem falhado um bocadinho», disse à Agência Lusa o estilista Nuno Baltazar que, em parceria com Paulo Cravo, encerrará esta edição no domingo.

Moda sob o signo do Futebol

Com a apresentação das três marcas e os desfiles das colecções Primavera/Verão 2004 de 15 criadores consagrados como Ana Salazar, Fátima Lopes ou a dupla Manuel Alves/José Manuel Gonçalves, a ModaLisboa prolonga-se pela primeira vez durante quatro dias, sendo a

maior edição de sempre e onde são esperadas mais de 25 mil pessoas.

O desporto dá mote a esta edição, antecipando a «euforia do Euro 2004» que vai marcar a Primavera/Verão do próximo ano.

«Temos que sair desta crise e o desporto ajuda porque é algo de muito positivo, alegre e dinâmico», explicou à Lusa Mário Matos Ribeiro, um dos organizadores do certame.

A «futemania» será assim o tema do «Sangue Novo», um concurso de design de moda dirigido às escolas e destinado a descobrir novos valores, que marca o início dos desfiles na sexta-feira.

Até domingo, no Armazém Terlis, em Alcântara, serão então apresentadas as tendências que marcam o estilo e a assinatura próprias de cada um dos 15 criadores nacionais.

Redação