artes

Cinemateca exibe retrospectiva de Stanley Kubrick

De «2001: Odisseia no Espaço» a «Lolita», de «Shinning» a «Horizontes de Glória», a Cinemateca exibe a partir quarta-feira, em Lisboa, uma retrospectiva quase integral da obra do realizador Stanley Kubrick, falecido em 1999.

«Assim filmou Kubrick», nome da iniciativa da Cinemateca, que se prolonga até Novembro, reúne as mais emblemáticas obras do realizador nova-iorquino, mas também dá a conhecer outras que nunca estrearam comercialmente em Portugal.

De fora desta retrospectiva ficam trabalhos como o documentário «The Seafarers» (1953) e o filme «Fear and Desire» (1953), considerada a primeira longa-metragem e renegada anos mais tarde pelo próprio realizador.

Em estreia serão exibidas as curtas-metragens «Day of the Fight» (1950, 15 minutos), documentário sobre a vida do pugilista irlandês Walter Cartier, e «Flying Padre» (1950, 09 minutos).

Pela primeira vez será também exibido «Killers Kiss» (1955), oficialmente a segunda longa-metragem, mas que Kubrick considera ser a primeira e onde volta a abordar a temática do pugilismo.

De acordo com a Cinemateca, em Novembro é exibido outro filme que não estreou em Portugal, por ter sido proibido: «Horizontes de Glória» (1957), com Kirk Douglas e baseado na obra de Humphrey Cobb, cuja história se inspira num incidente verídico ocorrido no Exército francês durante a I Guerra Mundial.

Documentário «A Life in Pictures» abre retrospectiva

Como forma de aguçar a curiosidade para esta retrospectiva, a Cinemateca abre o ciclo na quarta-feira com «A Life in Pictures» (2001), documentário realizado por Jan Harlan, que marcará presença em Lisboa para um debate.

Para rever no grande ecrã filmes que até agora podiam ser vistos na televisão ou em vídeo, a Cinemateca exibe, por exemplo, «A Laranja Mecânica» (1971), «Spartacus» (1960), «Dr. Estranho Amor» (1963) e «Full Metal Jacket/Nascido para Matar» (1987).

Há ainda o futurista «2001: Odisseia no Espaço», com argumento de Kubrick e Arthur C. Clarke, «The Killing - Um Roubo no Hipódromo» (1956), o menos conhecido «Barry Lyndon» (1975), o seu último filme «De Olhos Bem Fechados», e «Inteligência Artificial», filme do realizador Steven Spielberg que recupera um argumento de Kubrick, também fazem parte da retrospectiva.

Redação