artes

Evelyn Hellenschmidt pela primeira vez em Portugal

Esculturas de Evelyn Hellenschmidt estarão patentes no Centro Português de Serigrafia, em Lisboa, de 8 a 30 de Novembro. A figura humana ocupa um lugar de destaque nesta primeira mostra da artista alemã em Portugal.

A alemã Evelyn Hellenschmidt expõe pela primeira vez em Portugal, numa mostra que reúne um conjunto de peças com grande carga simbólica onde a figura humana ocupa sempre um lugar privilegiado.

O destino do homem num planeta que ainda é para ele um habitat fundamental, por mais agressões que tenha sofrido, parece estar no centro das preocupações da artista.

Mundo-labirinto, transfigurado em metáforas que revelam a vincada personalidade desta artista na plenitude de uma gramática original e inteiramente assumida. Jogo de formas ascensionais, delicadas sombras, delgados fios de bronze, através dos quais perpassam a angústia e a solidão do Homem.

Evelyn Hellenschmidt nasceu na Alemanha em 1962, mas está radicada em Espanha desde 1986. A artista expõe individualmente desde 1991 em Galerias e Centros Culturais de França, Alemanha e Espanha e colectivamente desde 1987 em certames internacionais, entre os quais se contam alguns simposiums e Exposições Prémio para as quais foi seleccionada diversas vezes.

Redação