A abrir a nova temporada 2003/2004, do Ballet Gulbenkian vão estar duas estreias com a mesma autoria. Trata-se da canadiana Marie Chouinard, que conta com o coreógrafo Jirí Kylián como companheiro de cartaz.
«Prélude à l'aprés-midi d'un faune» e «A sagração da Primavera» são as duas obras de Marie Chouinard (na foto) que estreiam esta quarta-feira no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, a abrir a nova temporada de Ballet.
Esta é a primeira colaboração da coreógrafa canadiana com o Ballet Gulbenkian, numa altura em que celebra os 25 anos da sua carreira. É também a primeira vez que Chouinard trabalha com bailarinos que não pertencem à sua companhia.
A acompanhar a canadiana no cartaz surge ainda a reposição de «Falling Angels», do checo Jirí Kylián. A estreia desta obra nas temporadas da Gulbenkian já tinha ocorrido em Março deste ano.
Para além das estreias de Chouinard e da reposição de Kylián, a nova temporada representa também o começo do trabalho de Paulo Ribeiro como director artístico, sucedendo assim a Iracity Cardoso, que esteve à frente do Ballet Gulbenkian durante sete anos.
A temporada que estreia hoje vai estar no Grande Auditório da Fundação Calouste Goulbenkian até ao próximo sábado, dia 08, sempre às 21:00, com uma matiné, às 16:00, no sábado.
Depois destas datas, o público de Montemor-o-Novo pode ver estas obras no dia 15, às 21:30, no Cine-Teatro Curvo Semedo. Seguem-se mais dois espectáculos, dias 21 e 22 deste mês, às 22:00, em Santa Maria da Feira, no Grande Auditório do Europarque.