artes

Um século de fotografias em livro

Um século de fotografias emblemáticas dos quatro cantos do mundo, retiradas do arquivo da National Geographic Society, foi reunido num livro que será lançado, esta quinta-feira, em Lisboa.

Intitulada «Através das Lentes - National Geographic - Uma Janela Sobre o Mundo», esta edição especial tem uma tiragem de cinco mil exemplares para Portugal, mas será publicada em simultâneo em 20 línguas em todo o mundo.

A partir de um imenso arquivo com mais de 10 milhões de imagens, foram retiradas 250 fotografias emblemáticas, metade tiradas nos últimos dez anos, para ilustrar 504 páginas da obra, tornando-a num documento histórico da fotoreportagem.

Criada nos Estados Unidos em 1888, a National Geographic Society viria a tornar-se numa das maiores instituições de recolha e difusão do conhecimento geográfico, promovendo-o em programas científicos e educacionais.

Dois anos mais tarde, era publicada a primeira fotografia na revista da sociedade, marcando modestamente o início da publicação que se viria a expandir com imagens desde a Europa, à Ásia, África, Médio Oriente e Américas, mas também dos planetas alcançáveis no universo.

Hiram Bingham, David Alan Harvey, Joddi Cobb, William Albert Allard, Carsten Peter, Bruce Kirby, Nevada Wire, Tom Sanders, Karen Davis, George Steinmetz e Sam Abell são alguns dos fotógrafos que assinam esta selecção de fotografias.

A obra, com a chancela da editora Assírio & Alvim, será lançada ao fim da tarde de quinta-feira na FNAC do Chiado, ao mesmo tempo que o National Geographic Channel irá emitir o documentário «O Mundo em Imagens», sobre o trabalho dos fotógrafos que trabalham para a instituição.

Redação