artes

«Revolutions» faz contas ao dia de estreia

O terceiro episódio da saga «Matrix» fez 43,1 milhões de dólares de bilheteira, no dia da estreia mundial. Nos EUA, os números foram bons, mas ficaram aquém do segundo episódio da saga.

O dia de estreia do terceiro episódio da trilogia «Matrix» foi um estrondo a nível de bilheteira, nos EUA, apesar dos números terem ficado aquém dos valores alcançados em Maio pelo segundo episódio da saga, «The Matrix Reloaded».

Segundo os dados avançados pelo site BoxOfficeMojo.com, dedicado às bilheteiras, só nos EUA, «The Matrix Revolutions» conseguiu a quantia de 24,3 milhões de dólares (21,2 milhões de euros) no dia de estreia.

Em Maio de 2003, «The Matrix Reloaded» teve uma estreia restrita e tardia, conseguindo cinco milhões de dólares de receitas. No dia seguinte, exibido a nível nacional nos EUA, «Reloaded» conseguiu uma receita de 37,5 milhões de dólares 832,7 milhões de euros), com a Warner Bros a somar o total de 42,5 milhões de dólares para a estreia do filme.

Para Dan Fellman, da Warner Bros, os números conseguidos por «Revolutions» são esmagadores e suficientes para deixar qualquer proprietário de uma grande sala de cinema «fora de si de alegria», apesar das diferenças.

Já Brandon Gray, do site BoxOfficeMojo.com, explica a diferença de valores pelo pouco tempo que espaçou as estreias dos dois filmes. «Entre «The Matrix» e «Reloaded» estiveram quatro anos enquanto «Revolutions» estreou apenas seis meses após o segundo filme da saga»., explica.

A nível internacional, «Revolutions» fez a módica quantia de 18,8 milhões de dólares (16,4 milhões de euros), no dia em que estreou em 18 mil ecrãs espalhados um pouco por todo o mundo.

Para a história, o filme fica marcado como a terceira melhor estreia a uma quarta-feira, em termos de bilheteira nos EUA, atrás de «Guerra das Estrelas - A Ameaça Fantasma» (28,5 milhões de dólares) e «O Senhor dos Anéis: As Duas Torres» (26,1 milhões de dólares).

No entanto, e apesar de ter sido trucidado pela crítica, o último episódio da saga de Neo e seus companheiros poderá conseguir ultrapassar, ainda esta semana, a fasquia dos 100 milhões de dólares nos EUA.

Redação