A Companhia Ballet Flamenco de Madrid vai actuar, segunda-feira, em Lisboa, no palco do Coliseu dos Recreios, com a versão flamenco da ópera «Carmen», de Georges Bizet.
«Carmen Bizet - Flamenco», com libreto do escritor francês Prosper Mérimée, imortalizada pelo compositor Georges Bizet na ópera, será também apresentada no Coliseu do Porto, na terça-feira.
O espectáculo será interpretado por 25 bailarinos, acompanhados ao vivo por cinco músicos, numa coreografia de Emílio Fernández e Paco Mora.
A acção decorre em 1820, em Sevilha, e conta a história de uma cigana humilde e sedutora, que trabalha numa fábrica de cigarros e que se apaixona por Don José, um sargento do exército.
Os dois vivem um tórrido caso de amor, até que Carmen se sente atraída por um toureiro e avisa Don José que vai deixá-lo. Sem conter os ciúmes, o oficial mata-a num acto desesperado de paixão.
Uma história de amor marcada pela tragédia, recriada num estilo único, onde os ritmos tradicionais do puro flamenco se misturam com o dramatismo intenso da ópera.