artes

«O Homem Vazio» em cena até 20 de Dezembro

«O Homem Vazio», peça teatral inspirada na ficção científica de Ray Kurzweil, está em cena até 20 de Dezembro, no Cinema IMAX, em Vila Franca de Xira, pela mão da companhia de teatro Inestética.

A hegemonia das máquinas espirituais gerou uma nova ordem planetária e o Conselho das Nações Automatizadas decidiu lançar uma derradeira ofensiva para capturar Arraçados, seres errantes que transportam consigo a mais perigosa das ameaças: a memória humana.

É este o cenário de «O Homem Vazio», um projecto no domínio da ficção científica que teve como fonte de inspiração o livro «The Age of Spiritual Machines: When Computers Exceed Human Intelligence», de Ray Kurzweil.

O espectáculo centra-se nas previsões de Kurzweil no que respeita à evolução tecnológica, nomeadamente ao nível da inteligência artificial: no final do século XXI será difícil estabelecer uma clara distinção entre seres humanos e entidades computacionais inteligentes.

Esta inquietante previsão levanta uma série de interrogações relacionadas com o papel dos afectos, da emoção, do corpo e da linguagem, num cenário futuro cuja complexidade ainda nos é difícil conceber.

«O Homem Vazio» constitui a 1ª parte da trilogia Memória Analógica (a concluir em 2005), que consistirá na produção de três espectáculos teatrais e três curtas-metragens em vídeo digital.

Os espectáculos decorrem de quinta-feira a sábado, às 22:00. Os bilhetes custam 7,5 euros.

Redação