Tó Pereira ou Dj Vibe é um nome conhecido no mundo da música de dança. Com 36 anos de idade e 22 de carreira, passou pelas melhores discotecas nacionais e internacionais. O hit «So Get Up» lançado em 94 pelos Underground Sound of Lisbon (USL), catapultou Tó Pereira para uma carreira de sucesso.
A ligação de Tó Pereira (na foto) com a música começou em 1975, quando tinha 8 anos, na loja de música do pai. «Passava os dias a ouvir som, a mexer com gira discos, equalizadores e todo esse tipo de material», afirma Dj Vibe (nome artístico adoptado). Após o seu pai ter fechado a loja, a aparelhagem, do estabelecimento foi para casa. Tó Pereira aproveitou essa «máquina» para «realizar algumas festas em escolas» conta.
A discoteca Batanclan, em Lisboa foi o primeiro clube nocturno onde passou música, em 1983. «Tinha 16 anos e o dono da discoteca não sabia a minha idade, pois só se podia entrar numa discoteca com 18 anos», conta. Depois do Batanclan, passou pelo Bit, na Avenida de Roma, Skylab e o Plateau onde esteve em 85. Em 1988 inaugurou o Alcântara-Mar.
Estávamos em 1989 quando Vibe encontrou aquela a quem muitos disseram ser a sua «casa»: o Kremlin. «Na altura era o Kremlin que estava na moda em Lisboa, toda a gente ia lá», recorda. A sua ligação com o clube da 24 de Julho terminou em 1996, seguindo-se o Lux em ano de inauguração da Expo, onde ainda permanece: «o Lux é actualmente a minha casa», diz.
No entanto o seu sucesso teve no tema «SoGet Up», lançado em 94 conjuntamente com Rui Silva, pelos USL, a rampa de lançamento para as pistas de dança em todo o mundo, nomeadamente em Nova Iorque. «O Júnior Vasquez, que é um dj americano, tocou este tema durante um ano, sem que ninguém tivesse acesso as seus produtores», lembra.
Apesar do sucesso, o «hit» veio dos Estados Unidos para Portugal, onde entrou pela mão do «vizinho» Luís Leite, que trabalhava no Alcântara-Mar: «o Luís Leite era o dj do Alcântara-Mar, uma das discotecas mais importantes no panorama da música de dança em Portugal», conta Tó Pereira.
Assim foi com naturalidade que as portas se foram abrindo para Dj Vibe, tendo tocado em vários países e realizado várias compilações para editoras nacionais e internacionais.
Conhecido como um dj de actuações longas, Vibe explica essa característica devido à sua educação musical. Habituou-se em casas por onde passou a actuar muito tempo, porque era o único dj disponível: «gosto de passar música durante 6, 7 ou mesmo 8 horas porque gosto de passar tudo», refere, lembrando ainda que no estrangeiro por vezes tem de passar apenas duas horas, no entanto «hoje recuso-me a tocar duas horas», afirma Tó Pereira.
Outra das vertentes de Dj Vibe é a rádio, com a qual sempre esteve ligado. «O 4º Bairro, na rádio Comercial em 89/90, foi um programa onde divulgávamos a música de dança. O Dancefloor, na Antena3, onde ainda trabalho, é um «live mix show» onde passo música à sexta-feira e ao sábado da meia-noite à uma hora da madrugada».
Obcecado pelo seu mundo, e após todos estes anos a trabalhar em várias discotecas, Tó Pereira não consegue pensar em projectos fora da música: «todos os meus sonhos e objectivos passam sempre pela música de dança, pois enquanto tiver forças vou passar música», remata.