artes

Shakespeare foi um grande "professor" para Gandalf

O actor britânico Sir Ian Mckellen foi buscar a Shakespeare a ajuda necessária para desempenhar o papel do feiticeiro Gandalf, na trilogia «O Senhor dos Anéis». Na sua já longa carreira, Gandalf foi um papel de excepção.

Na preparação para o papel do feiticeiro Gandalf, o actor Ian Mckellen foi buscar muita da inspiração ao dramaturgo britânico Shakespeare.

Sir Ian Mckellen, com mais de 40 prémios alcançados e muitas vezes apontado como o Actor da sua geração, é muito aclamado pelas suas interpretações das tragédias shakespearianas como «Hamlet», «Macbeth» ou «Rei Lear».

«Nas peças de Shakespeare, muitas vezes temos de apresentar uma intensa naturalidade e, no minuto seguinte, sermos retóricos, declamarmos versos a seco e, em alguns casos, chefiar as tropas. Acho que é uma boa preparação para Gandalf», explica Mckellen, .

Para o actor britânico, os papéis de mau da fita são, na maioria, os melhores mas Gandalf foi uma excepção.

«Uma das razões porque acho que estes filmes e os livros são tão populares é pelo facto de se concentrarem nas acções dos bons da fita. É uma grande análise do bom comportamento, das boas relações de amizade, das boas intenções», diz o actor.

De «O Senhor dos Anéis», Mckellen guarda apenas uma pedra Maori como recordação do ano e meio passado na Nova Zelândia, local onde os filmes foram filmados. No entanto, muitos dos fãs ainda pedem ao actor de 64 anos que assine os autógrafos como Gandalf.

E esta é, para Mckellen a maior prova do impacto que a figura de Gandalf tem no público. «É o mais próximo que vou estar de virar uma celebridade», brincou o actor, durante um encontro com os jornalistas nas vésperas da estreia europeia, em Berlim.

De facto, Sir Ian diz que o mais certo é não usar a sua nova fama para levar ao grande ecrã as suas peças favoritas, como aconteceu em 1996 com o filme «Ricardo III» para o qual co-escreveu o argumento e do qual foi produtor-executivo.

«Estou muito orgulhoso desse projecto e de o ter feito... mas foi tão doloroso dirigir outras pessoas, mantê-las entusiasmadas como eu estava, que nunca mais quero fazer algo semelhante», explica o actor

Despido da longa barba e das vestes de Gandalf, Sir Ian Mckellen prepara-se agora para regressar aos palcos para uma nova produção de «Rei Lear». Regressar ao grande ecrã, pode ser, mas, de preferência, que não seja outra adaptação de uma obra como a trilogia de J.R.R. Tolkien.

Redação