artes

Fotobiografia de Helena Vaz da Silva

Já está disponível nos escaparates uma fotobiografia de Helena Vaz da Silva, presidente do Centro Nacional da Cultura até 2002. O livro é assinado pelo marido, Alberto Vaz da Silva, e por Fernando Dacosta.

«Costumo dizer que Helena Vaz da Silva foi a grande ministra da Cultura que este país não quis ter e a uma grande ministra dos Negócios Estrangeiros que este país também não quis ter», disse o escritor e jornalista Fernando Dacosta à TSF.

Uma mulher marcante na vida cultural portuguesa, Helena Vaz da Silva esteve na revista o «Tempo e o Modo», no jornal «Expresso», no Instituto Português do Cinema e ocupou a presidência do Centro Nacional de Cultura até 2002.

Helena Vaz da Silva traçou um percurso de equilíbrio entre pensar e agir: «Havia muito material fotográfico, imagens muito bonitas e expressivas de toda a actividade da Helena que se pontuava muito entre a reflexão e a acção».

Uma fotobiografia que passa em revista muitos momentos da vida de uma portuguesa que conseguiu contornar a cultura «marialva». «Normalmente a mulher é um ser muito apagado nesta sociedade marialva, mas as que não se deixam apagar atingem uma grandeza extraordinária», salienta Dacosta referindo-se a Helena Vaz da Silva.

Uma mulher para recordar em textos e fotografias, numa obra da Editorial Notícias.

Redação