A Companhia Nacional Bailado (CNB) estreia sexta-feira no Teatro Camões, em Lisboa, uma nova produção do bailado «O Quebra-Nozes», um espectáculo que pretende celebrar o Natal.
O espectáculo, com coreografia do director artístico da companhia, Mehmet Balkan, pode ser visto no Teatro Camões até ao dia 28 e em Janeiro nos dias 3, 4, 9, 10 e 11.
«Esta nova produção de 'O Quebra-Nozes' assenta sobretudo numa coreografia baseada em Marius Petipa/Ivanov mas com uma vertente contemporânea e com um novo guarda-roupa», disse à agência Lusa Mehmet Balkan.
«Para celebrar a época natalícia, decidi recuperar este bailado e dar-lhe uma nova coreografia. A companhia não dançava `O Quebra-Nozes´ desde 1995, numa versão assinada por Armando Jorge», lembrou.
Considerado o símbolo do Natal, este bailado clássico, em um
prólogo e dois actos, é baseado na coreografia do francês Marius Petipa com música de Tchaikovsky.
«O Quebra-Nozes» é baseado num conto do escritor alemão E. T. A. Hoffman, que Alexandre Dumas adaptou a uma história para crianças.
A obra, juntamente com «O Lago dos Cisnes» e «A Bela Adormecida», é um dos três grandes bailados criados pela dupla Petipa/Tchaikovsky e foi apresentada pela primeira vez em 1892 no Teatro Marinsky, em São Petersburgo.
A história gira em torno de uma menina, Clara, e de um boneco de madeira, o Quebra-Nozes, que recebeu como presente de Natal.
Na noite de Natal, Clara adormece e sonha que está a ser ameaçada pelo Rei dos Ratos e que todos os seus brinquedos ganham vida para a salvar.
O espectáculo, que tem cenografia e figurinos de Olaf Zombeck, será acompanhado pela Orquestra Sinfónica portuguesa e o Coro Nacional do Teatro Nacional de São Carlos, sob a direcção do maestro James Tuggle.
O custo dos bilhetes para o espectáculo varia entre os 5 e os 35 euros.