artes

Morreu António Domingues

O pintor António Domingues, pertencente ao movimento surrealista, morreu, esta sexta-feira, em Lisboa, aos 84 anos, revelou à agência Lusa uma fonte familiar. O funeral realiza-se no sábado, às 15:15 horas, no cemitério dos Olivais.

António Pimentel Domingues, filho do artista plástico Mário Domingues, integrou várias exposições colectivas do movimento surrealista realizadas em Lisboa. O pintor chegou a expor em Angola, Espanha, ex-URSS e na antiga RDA.

O falecido pintor foi um dos fundadores do Movimento Surrealista Português, juntamente com Mário Cesariny e Cruzeiro Seixas, entre outros, sendo o autor da série «lendas de Timor».

O Movimento surrealista, que surgiu na capital lusa em 1940 por influência do movimento francês, alargou-se a diferentes artes, desde a pintura à literatura.

António Pimentel Domingues, que foi diversas vezes distinguido por ter ilustrado obras literárias, nasceu no dia 1 de Novembro de 1921, em Lisboa, e estudou na António Arroio, onde deu aulas anos mais tarde.

António Domingues foi também ferrageiro e maquetista numa litografia, onde se especializou em artes gráficas.

Redação