artes

Morreu o Nobel da Literatura Czeslaw Milosz

O poeta polaco Czeslaw Milosz, distinguido com o Prémio Nobel da Literatura em 1980, morreu, este sábado, aos 93 anos, informou a sua família à agência noticiosa polaca PAP.

O escritor morreu este sábado de manhã na sua casa em Cracóvia acompanhado pelos familiares mais próximos, entre os quais se encontravam o seu filho Antoni e a nora Joanna. As causas da morte do poeta não foram reveladas pela família.

Entre as suas obras mais conhecidas encontra-se o romance político «A Tomada do Poder», sobre as tentações e os perigos do totalitarismo.

«Alguns gostam de Poesia», uma antologia de poesia polaca contemporânea que reúne dois escritores polacos galardoados com o Nobel da Literatura, Wislava Szymborska, em 1996, e Czeslaw Milosz, em 1980, foi outra das obras do poeta apresentadas no mercado português numa edição da Cavalo de Ferro.

A obra do escritor polaco, que é um dos quatro autores polacos que conquistaram o Nobel da Literatura até ao momento, foi sempre distinguida pela abordagem intelectual e emotiva dos piores momentos históricos do século XX.

Czeslaw Milosz nasceu onde hoje é a Lituânia, em 1911, no seio de uma família de origem nobre, tendo seguido uma formação académica ligada ao Direito.

Em 1951, o poeta iniciou um período de exílio em França, onde foi adido cultural na embaixada polaca em Paris.

Em Washington assumiu a mesma função quando, em 1958, emigrou para os Estados Unidos da América, onde anos mais tarde ingressou na Universidade de Berkeley, na Califórnia, para leccionar Línguas e Literaturas Eslavas.

O escritor permaneceu em território norte-americano até 1989, ano em que regressou à Polónia.

Redação