artes

«Carmen» de Bizet na vila de Óbidos

A Companhia Portuguesa de Ópera apresenta sábado na vila de Óbidos a ópera «Cármen» do compositor francês Georges Bizet. O espectáculo será acompanhado pela Orquestra do Norte.

No próximo sábado, dia 21 de Agosto, a Companhia Portuguesa de Ópera apresenta na vila de Óbidos, a ópera «Carmen» do compositor francês Georges Bizet, um triângulo amoroso que termina com a morte trágica da protagonista.

Numa apresentação ao ar livre, na Praça de Santa Maria, a «Carmen» da Companhia Portuguesa de Ópera terá a direcção artística de Pedro Chaves e será acompanhada pela Orquestra do Norte, sob a batuta do maestro José Ferreira Lobo.

«Carmen» foi levada aos palcos, pela primeira vez, no ano da morte de Georges Bizet, em 1875, no Opera Comique de Paris. Esta apresentação provocou o escândalo junto da sociedade da época por retratar a história de uma cigana hispânica que ameaçava a ordem pública e por apresentar o povo de uma forma realista.

A acção decorre em 1820, em Sevilha, e conta a história de Carmen, uma cigana humilde e sedutora, que trabalha numa fábrica de cigarros e que se apaixona por Don José, um sargento do Exército que, de início, não lhe corresponde ao amor.

Don José acaba por ceder aos encantos da cigana mas, com o tempo, os papéis invertem-se e é Carmen quem acaba por rejeitá-lo. Durante uma viagem de Don José, Carmen apaixona-se pelo toureiro Escamillo.

A história termina com Don José, enfurecido de ciúmes, a assassinar a cigana, enquanto o toureiro Escamillo triunfa na arena perante a multidão.

Redação