artes

Exposição de brinquedos antigos de coleccionadores

Milhares de brinquedos antigos vão estar expostos a 04 de Setembro no Hotel Tuela, no Porto. A iniciativa - que deu os primeiros passos em 1992 - conta com a participação de dezenas de coleccionadores nacionais e estrangeiros.

Coleccionadores portugueses e espanhóis com brinquedos de todos os tipos, desde soldados, bonecas, jogos e robots a modelos de comboios e automóveis vão estar no Hotel Tuela, explicou à agência Lusa Rui Baltar, que prepara o Salão do Brinquedo desde 1992.

As peças mais antigas datam do final do século XIX, mas os brinquedos mais procurados e mais caros vêm do período da II Guerra Mundial, disse o responsável.

«Os carrinhos ingleses de chapa são muito procurados. Os mais raros são da década de 30. Depois as fábricas pararam de produzir e só retomaram depois do fim da guerra», acrescentou.

Rui Baltar salienta que existem coleccionadores de todo o tipo de brinquedos, BD's e outros bonequinhos coleccionáveis, como os brindes dos Ovos Kinder ou dos HappyMeal.

Segundo disse, um brinquedo considerado raro pode atingir valores bastante elevados, mas sempre inferiores aos que se praticam no resto da Europa e nos EUA.

«Um comboio de antes da (II) Grande Guerra, com três carruagens e uma locomotiva, pode atingir os cinco mil euros», acrescentou.

Este salão, de entrada livre, recebe habitualmente cerca de mil visitantes, entre coleccionadores, professores, educadores e muitos curiosos.

Para este ano Rui Baltar tem previstos mais dois encontros semelhantes, a 30 de Outubro e 11 e 12 de Dezembro.

Redação