artes

Indie traz filmes de realizadores nunca distribuídos em Portugal

O primeiro Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa vai revelar de 24 de Setembro a 2 de Outubro filmes de realizadores cujas obras nunca foram vistas em Portugal.

Organizado pela associação Zero em Comportamento, com o apoio financeiro do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia, o festival aposta em «primeiras e segundas obras de cineastas desconhecidos em Portugal e em autores que nunca tiveram cá distribuição», disse à agência Lusa um dos organizadores, Miguel Valverde.

Com uma selecção de filmes que passaram pelos festivais de Cannes, Berlim, Roterdão e Sun Dance, a organização do Indie Lisboa guia-se pela definição de «independente», como cinema feito à margem da indústria ou cinema de autor.

Miguel Valverde explicou à Lusa que o festival, que decorre no cinema São Jorge, é o herdeiro dos ciclos de cinema organizados pela Zero em Comportamento no Cine222, em Lisboa.

A associação encerrou essa actividade, mas a vontade de continuar com «um projecto de que todos gostavam» levou à candidatura aos apoios do ICAM que possibilitaram a realização do festival que a partir da segunda edição passará a ser realizado em Abril.

Redação