Quarenta curtas-metragens de 15 países diferentes vão participar na competição internacional Festival de Cinema e Vídeo Jovem 2004, que se realiza de 02 e 09 de Outubro na cidade do Fundão, anunciou hoje a organização.
No conjunto, as fitas participantes (19 ficções, 13 animações e 8 filmes experimentais) já somam «mais de uma centena de prémios internacionais», indicou a organização, acrescentando que a programação inclui desde micro curtas (filmes com duração de um a três minutos) a filmes com abordagens mais convencionais, como o romeno «Trafic», Palma de Ouro de Cannes deste ano.
Ao todo «são 400 minutos do melhor cinema curto que se faz por esse mundo fora», garante em comunicado a organização, a cargo da cooperativa «Cinema Jovem» e da Câmara Municipal do Fundão.
A maioria dos filmes estreiam-se em Portugal durante a passagem pelo Fundão, destacando-se o canadiano «Ryan», premiado em Annecy, o americano «Eternal Gaze», candidato aos Óscares, ou o francês «L'Homme Sans Tête», Palma de Ouro de Cannes em 2003.
Destaque ainda para os quatro filmes portugueses em competição: «A Olhar para Cima», de João Figueiras, «B.D.», de Jacinto Lucas Pires, «I'll See You In My Dreams», de Miguel Angél Vivas, e «O Abraço do Vento», de José Miguel Ribeiro.
Três prémios no valor de cinco mil euros vão estar em disputa, sendo que, além do júri, o público irá também avaliar os filmes.
Este ano, o Festival de Cinema e Vídeo Jovem (IMAGO) vai contar também com uma secção competitiva dedicada exclusivamente a documentários, com 12 filmes seleccionados, oriundos de oito países diferentes.