O Palácio de Monserrate, em Sintra, abre esta sexta-feira as portas ao público, após ter passado cerca de meio século encerrado e os últimos nove meses em obras de recuperação.
A partir de agora vai ser possível realizar visitas guiadas ao monumento, com duração de uma hora e meia, que vão decorrer de segunda a domingo. O programa inclui um passeio pelo Jardim de Monserrate e por algumas salas do interior do palácio.
As visitas realizam-se às 10 e às 15 horas, e destinam-se a grupos de 15 visitantes no máximo.
O preço dos ingressos varia entre os sete euros, para adultos, 5,50 euros para jovens e seniores e 4,50 euros para munícipes de Sintra, sendo que as crianças até aos cinco anos não pagam.
Para poder acolher os visitantes, o Palácio de Monserrate tem vindo a beneficiar desde Janeiro de obras de reabilitação no exterior e nas coberturas do edifício, com o objectivo de resolver problemas de segurança estrutural e de infiltrações.
Além desta reabilitação, foram realizadas intervenções paisagísticas na zona envolvente para valorizar a presença do palácio no cenário da serra de Sintra.
Verdadeiro testemunho da arquitectura romântica, o palácio de Monserrate deve o seu nome a uma pequena ermida ali edificada por Frei Gaspar Preto em 1540.