artes

Saramago ausente do congresso

O escritor José Saramago não vai participar no III Congresso Internacional da Língua Espanhola, que terá lugar na Argentina, em Novembro. Em causa está o facto de Gabriel García Márquez não ter sido convidado.

O III Congresso Internacional da Língua Espanhola, que terá lugar em Rosario (Argentina), entre 16 e 20 de Novembro, não vai contar com a presença de José Saramago.

A posição do Nobel da Literatura deve-se ao facto do escritor columbiano Gabriel García Márquez não ter sido convidado.

O criador de «Cem Anos de Solidão» foi excluído por, em 1997, aquando da realização do I Congresso no México, ter gerado polémica ao defender algumas mudanças, como a simplificação da gramática.

Conforme explicou a sub-secretária argentina da Cultura, Magdalena Faillace, a decisão de não convidar o escritor para este congresso «foi em conjunto com várias academias da língua».

Em declarações à agência EFE, José Saramago disse não concordar com a exclusão da Gárcia Márquez, tendo sublinhado que, independentemente de se concordar ou não com o que o autor revelou acerca da ortografia, «não há nenhum motivo para castigá-lo por ter expresso a sua opinião».

Redação