artes

Primeiro festival de cinema independente no São Jorge

O primeiro Festival de Cinema Independente de Lisboa começa hoje no cinema São Jorge, por onde vão passar 79 filmes de todo o mundo inéditos em Portugal, entre longas e curtas-metragens.

«Before Sunset», de Richard Linklater, foi a obra escolhida para a sessão de abertura, às 21:30, na sala 1 do São Jorge.

Dez filmes portugueses integram a programação, cinco dos quais em competição, destacando-se a estreia absoluta de «A Cara que Mereces», de Miguel Gomes.

Na categoria curtas-metragens, Portugal contribui com «Perto», de Pedro Pinho, "Estrela da Tarde", de Madalena Miranda, «From Park To Park», de Tito Guedes e Manuel Ogando, e «Sem respirar», de Pedro Brito.

Além das obras em competição, divididas como longas e curtas- metragens, o festival apresenta na secção «Observatório» obras fora do concurso mas que os organizadores consideram «essenciais no panorama do cinema independente contemporâneo».

«Noite Escura», de João Canijo, «Lisboetas», de Sérgio Trefaut, "I´ll See You In My Dreams", de Miguel Angel-Vivas, e «The Last Costumer», de Nanni Moretti, estão nesta selecção.

Os programadores do festival apostam em primeiras e segundas obras de autores que não foram distribuídos em Portugal e apresentam na secção «Herói Independente» uma selecção de 17 filmes que foram exibidos na última edição do festival Sundance, a mais importante mostra de cinema independente nos Estados Unidos.

Alguns filmes do IndieLisboa serão também apresentados em extensões nas Caldas da Rainha e em Faro.

Os organizadores apontam para «cinco a dez mil espectadores» como uma afluência «de sucesso» e apontam já para a segunda edição do festival, que se prevê realizar em Abril do próximo ano.

Redação