artes

Museu da Presidência inaugurado

No dia em que se comemora o 94ª aniversário da República Portuguesa, é inaugurado o Museu da República. A ideia partiu do Presidente Jorge Sampaio que assim vê reunido um espólio «que não se pode apagar».

No âmbito das comemorações do 5 de Outubro é inaugurado o Museu da Presidência da República, constituído por um espólio de cerca de um milhão de peças cedidas por antigos chefes de Estado e respectivas famílias.

A ideia da constituição deste museu partiu do próprio Jorge Sampaio mas conseguir pô-la em prática não foi tarefa fácil.

«A maior dificuldade foi começar um projecto de raiz, que partiu de um acervo pequeno e foi conseguir junto das instituições públicas e privadas e junto dos familiares, esse acervo», que serve de base à exposição permanente, avançou Diogo Gaspar, director do Museu.

Diogo Gaspar ressalva, ainda, as questões de ordem financeira, cuja resolução contaram com o apoio da sociedade civil depois de um apelo do Presidente da República.

No museu está representada a história da República Portuguesa, nos seus três períodos essenciais - Primeira República, Estado Novo e Democracia -, uma exposição que se pretende objectiva e imparcial, explica o director.

Apesar de ser inaugurado esta terça-feira, o museu apenas será aberto ao público no próximo fim-de-semana. O museu funcionará de terça a domingo entre as 10 e a 18 da tarde. O preço do bilhete é de 2,5 euros.

Redação