A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2004, que decorrerá de 22 de Outubro a 04 de Novembro, apresenta quatro filmes portugueses, anunciaram hoje os organizadores.
A programação incluiu os filmes «Água Fria», de Teresa Villaverde, «Na Cidade Vazia», de Maria João Ganga, «Tudo Isto é Fado», de Luís Galvão Teles, e «O Quinto Império - Ontem como Hoje», de Manuel Oliveira, baseada na peça teatral «El-Rei Sebastião», de José Régio (1901-1969).
A mostra exibirá igualmente o documentário «Je T'Aime... Moi Non Plus», da realizadora portuguesa Maria de Medeiros, que aborda os conflitos entre a classe artística e os críticos.
Maria de Medeiros realizou ainda «Alguma Coisa Acontece», uma das 17 curta-metragens sobre a cidade de São Paulo, que serão exibidas durante a mostra deste ano.
As curta-metragens, realizadas no ano passado, mostram a visão de realizadores de diversos países, como o japonês Kiju Yoshida, o malaio Tsai Ming-liang e o australiano Phillip Noyce, sobre a maior cidade brasileira com 11 milhões de habitantes.
A realizadora portuguesa apresenta no seu documentário uma das mais famosas esquinas de São Paulo, entre as avenidas Ipiranga e São João, no centro da cidade, eternizada pela canção «Sampa» do cantor brasileiro Caetano Veloso.
A 28ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo reunirá 268 longa-metragens e 61 curtas-metragens, de dezenas de países, em 20 salas de exibição, num custo estimado de 1,2 milhões de euros.