Quarenta e nove países, incluindo Portugal, concorrem com uma longa-metragem a uma nomeação para o Óscar de «Melhor Filme Estrangeiro», anunciou esta sexta-feira a Academia de Ciências e Artes cinematográficas.
«O Milagre Segundo Salomé», de Mário Barroso, produzido pela Madragoa Filmes, foi a longa-metragem escolhida por Portugal para a corrida por um dos cinco lugares naquela categoria.
Do Brasil concorre «Olga», de Jayme Monjardim, enquanto da Dinamarca, apesar de ter causado controvérsia, é proposto o filme «The Five Obstructions», de Jorgen Leth e Lars von TRier.
O realizador Zhang Yimou, que rodou «O Herói», foi o escolhido pela China para competir com «House of Flying Daggers», filme que estreia em Portugal em Fevereiro do próximo ano.
De França é apresentado «Os Coristas», de Christophe Barratier, que estreia nas salas portuguesas a 11 de Novembro, e de Espanha «Mar Adentro», de Alejandro Amenabar, premiado este ano em Cannes e com Javier Bardem a interpretar o papel de um tetraplégico que reclamava o direito à eutanásia.
As nomeações em cada uma das categorias dos Óscares serão reveladas a 25 de Janeiro e a cerimónia da 77ª edição realiza-se a 27 de Fevereiro no Kodak Theatre, em Los Angeles.