A obra «A vida numa colher -Beterraba», de Miguel Rocha, venceu os prémios «Melhor Álbum Português» e «Melhor Desenho», no 15º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora.
«A vida numa colher - Beterraba», que conta a história de Oligário, cultivador de beterrabas, e da sua numerosa família numa aldeia portuguesa, foi editada em 2003 pelas Edições Polvo.
Miguel Rocha nasceu em Lisboa em 1968, mas foi perto dos 30 anos que se dedicou à banda desenhada. Dele são conhecidas as obras «Março» ou «As Pombinhas do Sr Leitão».
O Prémio de «Melhor Argumento para Álbum Português» foi atribuído a José Carlos Fernandes pela obra «A Grande Enciclopédia do Conhecimento Obsoleto».
O álbum, editado pela Devir, é o quarto volume da série «A Pior Banda do Mundo» do artista algarvio, já premiado em edições anteriores do Festival de BD da Amadora (FIBDA).
«Palestina - Uma Nação Ocupada», o primeiro de dois livros de
Joe Sacco dedicados àquele território do Médio Oriente, foi considerado o «Melhor Álbum de Autor Estrangeiro».
Com prefácio de Mário Soares na edição portuguesa, «Palestina - Uma Nação Ocupada» apresenta curtas histórias e depoimentos de palestinianos recolhidos pelo cartoonista e jornalista Joe Sacco nos territórios ocupados em Israel no início da década de 1990.
Na categoria "Clássicos da 9ª Arte", o prémio é atribuído a «A Saga do Tio Patinhas», com argumento e desenho de Don Rosa, reeditado este ano na série «Obras-Primas da BD Disney».
Este ano a atribuição dos prémios aos melhores trabalhos nacionais e internacionais publicados no mercado português funcionou em novos moldes, devido ao aumento de oferta de livros de banda desenhada em Portugal.
O processo de selecção foi alterado, existindo um júri que escolheu cinco álbuns em oito categorias, tendo sido eleito o melhor por um grupo de especialistas, jornalistas, críticos e investigadores.
A partir desta 15ª edição, os galardões deixam de ser os «Troféus Zé Pacóvio e Grilinho» para passarem a denominar-se Prémios Nacionais de Banda Desenhada.
Este ano, o festival distingue ainda o melhor álbum de tiras humorísticas, o melhor livro de ilustração infantil e a melhor fanzine.
O 15º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, subordinado ao tema «as 100 BD´s do Século XX», decorre até 07 de Novembro na área comercial da estação de metro Amadora/Este.