artes

Exposição de poemas no Oceanário

Uma exposição de poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen vai ser inaugurada no Oceanário, em Lisboa, sendo em simultâneo apresentada a antologia «Mar». A data da inauguração é no dia 15 de Novembro.

Os poemas que integram o volume foram seleccionados e organizados por Maria Andresen de Sousa Tavares, que sobre eles conversou com a poetisa, contando ainda a obra com um posfácio de Francisco de Sousa Tavares.

Esse texto, uma recensão ao seu primeiro livro, "Poesia", foi escrito pelo jornalista em 1944, tendo-se o casamento de ambos celebrado dois anos depois, o que levaria a poetisa, nascida no Porto, a fixar residência em Lisboa.

Os cerca de 130 poemas que compõem a nova edição de "Mar" foram extraídos de diversos livros da escritora: "Poesia", "Dia do Mar", "Coral", "No Tempo Dividido", "Mar Novo", "Livro Sexto", "Geografia", "Dual", "O Nome das Coisas", Navegações", "Ilhas", "Musa" e "O Búzio de Cós e Outros Poemas".

A antologia - agora em versão aumentada - apresenta também cerca de oito dezenas de poemas que não tinham integrado as quatro edições anteriores, existindo também os que tinham sido publicados mas apenas parcialmente: "Mar", "Gráfico" e "O Sol o Muro o Mar".

Autora de uma obra poética vasta e de reconhecido mérito, Sophia de Mello Breyner Andresen foi galardoada com o XII Prémio Rainha Sofia em Outubro de 2003, após o que, em Portugal, a Editorial Caminho decidiu reeditar a sua obra poética.