artes

Souto de Moura galardoado pela segunda vez

O arquitecto Souto de Moura foi galadoardo pela segunda vez com o Prémio Secil. O galardão, a maior distinção portuguesa na área da arquitectura, foi atribuída pela autoria do Estádio Municipal de Braga.

Eduardo Souto de Moura ficou «contentíssimo» por ter recebido pela segunda vez o Prémio Secil, de arquitectura, tendo desta feita sido galardoado pela autoria do Estádio Municipal de Braga.

Em Milão, onde assistiu à inauguração da Exposição de Arquitectura e Design Português 1990-2004, o arquitecto disse que «este prémio prova que possa fazer uma arquitectura de qualidade e mostra que a arquitectura pode fazer monumentos».

«Tenho um regozijo especial, porque não foi nada fácil construir este estádio. Fui muito criticado no início, mas foi muito apoiado pela UEFA», lembrou Souto de Moura, que dirigiu ainda uma palavra de apreço à Câmara Municipal de Braga, a dona da obra.

Souto de Moura, que já tinha sido premiado pela autoria do projecto da Casa das Artes, sucede a arquitectos como Siza Vieira como vencedor deste galardão.

Este prémio, a maior distinção portuguesa na área da arquitectura, foi criado em 1992, e destina-se a distinguir a obra de arquitectura mais significativa no biénio da sua atribuição.

O projecto do Estádio Municipal de Braga será um dos que estará em exposição na mostra que tem lugar em Milão e que foi inaugurada pelo Presidente da República Jorge Sampaio, que está a fazer uma visita oficial a Itália.