«Jerusalém», de Gonçalo M Tavares, distinguido com o Prémio Ler 2004, é lançado, esta quarta-feira, pelo Círculo de Leitores na sua sede, em Lisboa.
Aos 34 anos, Gonçalo M Tavares viu o júri do Prémio Ler sublinhar o domínio das técnicas da narrativa empregues em «Jerusalém», que «transporta para a ficção as bases do ensaio».
O livro de Gonçalo M Tavares revela a cidade e o lugar mítico, que funciona como metáfora para a construção de uma possível (e prometida) terra dos homens, na qual - segundo o júri - «se debate o conhecimento do humano, se testa a pulsão ideológica e o determinismo comportamental».
Numa técnica que se aproxima da teatral, o narrador de «Jerusalém» vai entrecruzando cronologicamente os factos para a criação de um todo que, entre a ficção e o ensaio, «encena o confronto do homem na interrogação sobre o Destino, o Acaso, o Absurdo», como afirmaram também os jurados.
Professor de Epistemologia na Faculdade de Motricidade Humana, Gonçalo M Tavares nasceu em 1970 em Angola, e obteve uma bolsa de criação literária do Ministério da Cultura no ano 2000 na área de poesia.
Recebeu o Prémio Branquinho da Fonseca da Fundação Calouste Gulbenkian e do jornal Expresso com a obra «O Senhor Valéry» e o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (APE), com «Investigações.Novalis».