artes

Danças, sonoridades e mostras na Semana do Japão

Ao longo de seis dias, entre terça-feira e domingo, o Teatro São Luiz e a Cordoaria Nacional vão acolher diversas expressões artísticas orientais, no âmbito da Semana do Japão, que tem início com uma sessão nos Jerónimos dia 23.

A semana arranca com o espectáculo «Tambores Bamboo Taiko» e prossegue com «Música e Dança Kappore» e «Música Asiática», terminando o primeiro dia com o «Kimono Fashion Show», enquanto na quarta-feira terão lugar os espectáculos «Dança Tradicional Ryukyuan», «Música Shyamisen» e «Japanese Old Children´s Song».

O dia 25 inclui entre os seus eventos uma exibição de «Dança Popular Japonesa», no dia 26 está previsto o «Harpa Horizontal Koto» e «Harpa Horizontal Taishokoto» além de uma sessão de «Canções Populares».

Um «Festival de Dança Yosakoi» e um «Kimono Dressing Show» abrem a agenda de sábado, que inclui ainda «Dança Popular Tradicional Sansa» (com flautas de madeira e tambores taiko) e demonstrações de artes marciais: judo, karate, kyudo e sumo, entre outras.

«Dança Clássica» e um «Festival Matsuri» (com arte regional e arte de rua) integram o programa de domingo, dia 28, último dia deste certame a par do qual se realizam exposições no Torreão Norte da Cordoaria Nacional.

Este espaço vai receber, igualmente de quarta-feira a domingo, diversas manifestações culturais do Japão: escultura em madeira, estampagem em seda, caligrafia japonesa, máscaras de nô, origami e também a conhecida cerimónia do chá.