A 17ª edição da maior feira do país dedicada à agricultura biológica, que começa sexta-feira em Lisboa, conta com 150 expositores e, pela primeira vez, vai ter bancas de venda de carne e enchidos certificados.
A feira «Terra Sã 2004», organizada pela Agrobio - Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, decorrerá até domingo, no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL).
«Haverá zonas reservadas à exposição e venda directa de produtos de agricultura biológica, nomeadamente aves e produtos horto-frutícolas, pão, bolos, mel, azeites, licores, vinho e queijos. Pela primeira vez, temos venda de carne e enchidos», afirmou à agência Lusa o presidente da Agrobio, António Marques da Cruz.
Além da vertente de agricultura biológica, a feira deste ano dedica-se ao ambiente e qualidade de vida, para promover e melhorar a saúde do ecossistema agrícola e urbano.
A Terra Sã 2004 servirá gastronomia biológica, em restaurantes e bares montados no recinto, mas terá também em exposição brinquedos, produtos ecológicos para o lar e artesanato ecológico.
Entre os expositores, haverá zonas destinadas às tecnologias e construção ecológica, energias renováveis, compostagem (aproveitamento de lixo orgânico, restos de comida, para a produção de energia) e reciclagem.
Em 2003, a feira recebeu cerca de 30 mil visitantes. Este ano, a Agrobio espera receber mais 20 mil do que na edição passada, tendo em conta o aumento do número de consumidores adeptos da agricultura biológica.
Em Portugal existem cerca de mil agricultores que produzem sem recurso a substâncias químicas, em explorações que ocupam uma área de 120 mil hectares.