artes

Morreu Manuel Paião, autor de "Ó tempo volta para trás"

O autor do tema "Ó tempo volta para trás", o compositor Manuel Paião, autor de centenas de êxitos da música ligeira, faleceu esta sexta-feira, na sua residência na Parede (Cascais).

Com Eduardo Damas, falecido a 29 de Março, manuel Paião constituiu uma das duplas mais importantes da música portuguesa, com êxitos que as pessoas trauteavam na rua como "Ó tempo volta atrás".

Autor de mais de 500 canções e centenas de revistas, nas décadas de 50, 60 e 70, Paião foi agraciado este ano com a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores.

José Jorge Letria, vice-presidente da SPA, recordou aos microfones da TSF a carreira de Paião: «A parceria entre Paião e Damas durou quase 50 anos e traduziu-se em mais de 1500 fados compostos, e em bandas sonoras para 74 revistas. É uma produção impressionante num país com a dimensão de Portugal».

O corpo do compositor estará hoje em câmara ardente na Igreja da Parede, realizando-se o funeral sexta-feira, às 10:00, para o Cemitério de Ìlhavo (Aveiro), de onde era natural.

António Mourão, Maria Valejo, Simone de Oliveira, Ada de Castro, Maria Clara, Alice Amaro, Artur Garcia, Tony de Matos, Hermínia Silva e Helena Tavares foram alguns dos artistas que interpretaram composições suas.

«Vou dar de beber à alegria», «O segredo que te disse», «Podes voltar», «Rosa de Alfama», «Chegaste num dia de sol», «Alfama velhinha», «Casaca azul e oiro» e «Ó tempo volta para trás» foram alguns dos muitos sucessos que assinou.