artes

Donavon Frankenreiter ao vivo em Portugal

O surfista e músico californiano Donavon Frankenreiter está em Portugal para dois concertos que encerram a tournée europeia. Esta quarta-feira em Lisboa, na Aula Magna, e quinta-feira no Porto, na Casa da Música, Frankenreiter apresenta o homónimo disco de estreia.

Depois do País Basco, Barcelona e Madrid, Donavon Frankenreiter tem em Portugal os dois últimos concertos europeus.

Surfista de alta competição desde os 16 anos (começou a surfar aos 10 anos), o californiano do sul, que teve a sina lida por uma cigana aos 12 anos, viu concretizadas toda as previsões da vidente quer no que toca aos surf, quer no que diz respeito à musica que abraçou aos 18 anos depois do surf o ter levado ao Havai onde conheceu Jack Johnson.

Com os Sunchild como banda de suporte, abriu concertos dos Doobie Brothers, Willie Nelson ou Ben Harper.

E foi exactamente com alguns músicos de Harper que formou, em 2002, a Donavon Frankenreiter Band com a qual fez uma digressão com a banda de Dave Matthews um ano mais tarde.

Com um contrato discográfico assinado em 2002 com a editora de Jack Johnson, em 2004 editou um álbum de estreia homónimo onde as linhas mestras são pensamentos como «curtam o momento» e «desfrutem dos amigos e família».

Amante confesso das obras de Jimmi Hendrix, Eric Clapton e Sade Adu, entre outros, Donavon Frankenreiter transporta para a música que compõe uma abertura de espírito que bebeu no contacto com várias gentes e culturas, ao longo das viagens como surfista um pouco por todo o mundo.