artes

Morreu Manuel de Brito, o mais antigo galerista português

O mais antigo galerista de arte português, Manuel de Brito, morreu esta terça-feira, em Lisboa, com 77 anos. Manuel de Brito através da sua galeria 111, difundiu artistas como Paula Rego e Graça Morais.

O galerista faleceu por volta do meio-dia, vítima de uma pneumonia. Manuel de Brito tinha sido recentemente condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante.

Manuel de Brito, que começou a trabalhar aos dez anos, era o mais antigo galerista de arte português em actividade.

A Galeria 111, fundada em 1964, possui obras dos maiores artistas plásticos portugueses da actualidade, desde Paula Rego a Joana Vasconcelos.

Entre os artistas promovidos pela Galeria 111 figuram ainda Eduardo Batarda e Lurdes de Castro.

Desde 1971, a Galeria 111 tem também uma filial no Porto.

À TSF, o pintor Júlio Pomar, salienta que Manuel Brito foi «o primeiro "marchand" a ter uma obra consequente e duradoura». «Parecia que tinha sido fadado pelos deuses para ocupar a obra que ocupou», acrescenta o artista.

Mário Soares, amigo de longa data do galerista, classifia Manuel de Brito como «um grande galerista, que fez muito pela arte portuguesa e protegeu muitos escritores».

Manuel Ulisses, dono da Galeria Quadrado Azul, no Porto, considera a morte de Manuel de Brito «uma grande perda» para a arte portuguesa.