artes

D. Maria II tem novo director

Carlos Fragateiro será o novo director do Teatro Nacional D. Maria II, segundo fonte do Ministério da Cultura citada pela agência Lusa. O cargo era, até aqui, ocupado por António Lagarto que foi dispensado sem ter sido apresentada qualquer justificação.

O Ministério da Cultura não apresentou, até ao momento, qualquer explicação para a substituição do director do Teatro Nacional D. Maria II, António Lagarto.

Esta substituição foi noticiada esta sexta-feira, pelo jornal «Público». O jornal adiantou que António Lagarto será substituído por Carlos Fragateiro, uma informação entretanto confirmada à agência Lusa por fonte do Ministério da Cultura.

A mesma fonte precisou que a substituição será formalizada na próxima semana durante a assembleia-geral do Teatro D. Maria II, mas não precisou a data da reunião.

Contactado pela TSF, o gabinete da ministra também não apresentou qualquer explicação para esta substituição e remeteu qualquer esclarecimento e informação sobre o assunto para a referida assembleia-geral.

Durante essa assembleia, avançou o Ministério, será também apresentado o novo modelo de gestão do Teatro Nacional D. Maria II que é, desde há dois anos, uma sociedade anónima de capitais públicos.

António Lagarto desconhece demissão

Ouvido pela TSF, António Lagarto diz ter sido surpreendido pela notícia do jornal e que nada sabe sobre o seu afastamento do cargo.

«Afastar-se as pessoas ao fim de tão pouco tempo, quando não há tempo suficiente para consolidar um projecto não é um modo de se evoluir», disse, lembrando que é a «quarta cabeça directiva à frente» do D. Maria.

«Do ponto de vista de gerência não há nenhuma empresa rica e com muitos fundos que possa sempre sobreviver a estes impactos. E é isto que eu me pergunto, porque é que isto acontece outra vez?».

O cenógrafo António Lagarto dirige o Teatro Nacional D. Maria II desde 2003, a convite do então ministro da Cultura, Pedro Roseta.

Carlos Fragateiro dirige há quase uma década o Teatro da Trindade, gerido pelo INATEL, instituição de que foi vice-presidente entre 1996 e 1999.

Citado pelo jornal «Público», Carlos Fragateiro anunciou a intenção de levar à cena do Teatro Nacional D. Maria II apenas dramaturgos portugueses.

Redação