artes

Morreu Orlando da Costa

O escritor Orlando da Costa faleceu esta sexta-feira, aos 76 anos, vítima de doença prolongada. O funeral do pai do actual ministro da Administração Interna, António Costa, realiza-se no sábado.

O romancista e poeta Orlando da Costa morreu esta sexta-feira, aos 76 anos, vítima de doença prolongada, indicou à agência Lusa fonte próxima da família.

O pai do actual ministro da Administração Interna, António Costa, e do jornalista Ricardo Costa, que foi também publicitário e dramaturgo, nasceu em 1929 em Lourenço Marques, actual Maputo, tendo vindo estudar para Portugal aos 18 anos.

O escritor estreou-se como poeta com o livro «A Estrada e a Voz» (1951), mas foi com romances como o «O Signo da Ira» (1961) ou o «O Último Olhar de Manú Miranda» (2000) que se destacou mais.

Este antigo militante do PCP foi ainda vice-presidente da Associação Portuguesa de Escritores, instituição que frequentava com com muita regularidade.

O corpo de Orlando da Costa estará em câmara ardente a partir das 17:00 na Basílica da Estrela, seguindo o funeral no sábado às 18:00 para o cemitério do Alto de São João.

Redação