artes

Jacinta com inspirações brasileiras

Jacinta - das mais importantes cantoras portuguesas de jazz da actualidade - vai cantar música brasileira com paisagens jazzísticas, nos jardins de Inverno do teatro S. Luiz, em Lisboa. O primeiro concerto está marcado para hoje, às 23 horas.

Jacinta vai trocar o jazz pelo Brasil, a partir de 3 de Fevereiro (e nos dias 4, 10, 11, 16, 17 e 18 deste mês), nos jardins de Inverno do São Luiz.

A cantora escolheu essencialmente dois compositores brasileiros de entre os seus favoritos. «O Djavan, porque ritmicamente é uma loucura, com harmonias bastante de vanguarda e o Tom Jobim, porque é mais melódico e é também o mais jazzístico deles todos».

De Djavan cantará "Aquele um", "Alagoas", "Êxtase", "A ilha" e "Jogral" ("que são temas muito difíceis", diz Jacinta), e de Jobim escolheu "Luísa", "Retrato em branco e preto", "Insensatez", "Garota de Ipanema" e "Chega de saudade".

Depois destes concertos, Jacinta actuará de novo no mesmo espaço, dia 21 de Fevereiro, nas comemorações dos 50 anos dos 5 minutos de Jazz, onde apresentará já alguns temas do seu novo disco, Daydream, com lançamento previsto para 20 de Fevereiro.

Redação