artes

Protocolo será assinado esta segunda-feira

O protocolo para a instalação do museu onde ficarão instaladas algumas das peças da colecção Berardo será assinado esta segunda-feira. Este protocolo vem na sequência do acordo alcançado na sexta-feira.

O Ministério da Cultura e o comendador Joe Berardo assinam, esta segunda-feira, em Lisboa, um protocolo para a instalação do museu que irá albergar algumas peças de arte contemporânea daquele empresário, confirmou fonte oficial.

O protocolo que cria a Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Colecção Berardo é assinado às 16:00 no Centro Cultural de Belém, numa cerimónia com a presença da ministra da Cultura Isabel Pires de Lima e presidida pelo primeiro-ministro José Sócrates.

O acordo para a manutenção da colecção em Portugal, alcançado na sexta-feira, surgiu cerca de cinco meses depois de o empresário madeirense ter ameaçado retirar as obras, após um convite endereçado pelos ministros gauleses da Cultura e dos Negócios Estrangeiros.

A colecção, que tem sido exibida no CCB e no Museu de Arte Moderna de Sintra, tem cerca de quatro mil obras de importantes artistas do séc. XX.

De acordo com o «Expresso», a colecção ficará instalada no CCB, onde será criado o Museu nacional de Arte Contemporânea, uma estrutura independente da Fundação das Descobertas.

Ainda segundo este semanário, os principais accionistas do Museu seriam o Estado, bem como a Câmara Municipal de Lisboa, que se disponibilizou para acolher o acervo desde o início do processo negocial.

Redação