A ministra da Cultura revelou que vai convidar o presidente da Cinemateca Portuguesa/Museu do Cinema, João Bénard da Costa, a permanecer no cargo depois de terminar o actual mandato, no início de Julho.
«Tenho a intenção de o convidar a ficar e, caso ele aceite, dada a situação excepcional do ponto de vista legal, farei essa proposta ao primeiro-ministro», disse Isabel Pires de Lima, citada pela Agência Lusa, referindo-se ao facto de João Bénard da Costa ter ultrapassado a idade limite para estar em funções.
Uma petição lançada segunda-feira na Internet defende a continuação de João Bénard da Costa à frente da presidência da Cinemateca e recolheu mais de 600 assinaturas em três dias.
A petição surgiu na sequência de notícias publicadas na imprensa no início do mês, segundo as quais o presidente da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema não seria reconduzido pelo Ministério da Cultura por ter atingido o limite de idade.
Presidente da Cinemateca desde 1990, João Bénard da Costa tem 71 anos e, antes daquela data, foi sub-director da mesma entidade durante uma década.
Isabel Pires de Lima disse ainda que o Ministério da Cultura tem «o maior apreço» pelo trabalho desenvolvido por Bénard da Costa na Cinemateca e que, por esse motivo, «vê com bons olhos» a sua continuidade no cargo.