Um violino Stradivarius foi vendido hoje por 3,5 milhões de dólares (2,7 milhões de euros), um preço recorde para um instrumento musical, num leilão da empresa Christie's, em Nova Iorque.
O violino, conhecido como "The Hammer", em referência aos seus proprietários originais, foi adquirido por via telefónica num leilão de instrumentos musicais.
Fabricado por António Stradivarius em 1707, na sua oficina de Cremona, Itália, o violino tinha um preço estimado de 2,5 milhões de dólares (1,9 milhões de euros), valor ultrapassado depois de uma longa disputa entre dois pretendentes que participaram no leilão por via telefónica.
O preço final, que inclui a comissão da empresa leiloeira, ultrapassou o valor mais alto atingido por um violino, que era de 2,03 milhões de dólares (1,57 milhões de euros), obtido o ano passado por outro Stradivarius, datado de 1699, denominado "Lady Tennant".
É muito raro que um violino com as características do "The Hammer" apareça no mercado, pois pertence ao chamado "período dourado" de Stradivarius, entre 1700 e 1720, explicou o director do departamento de Instrumentos Musicais da Christie's, Kerry Keane.