O filme «voo 93», da autoria de Paul Greengrass, estreia esta quinta-feira a nível nacional. A história segue as pistas conhecidas sobre o único avião que falhou o alvo nos ataques do 11 de Setembro, acabando por despenhar-se na Pensilvânia.
A duas semanas do quinto aniversário do 11 de Setembro, chega esta quinta-feira às salas portuguesas o primeiro filme sobre o maior atentado terrorista de sempre.
A 11 de Setembro de 2001 quatro voos foram desviados. Todos atingiram o alvo menos um. O filme, realizado pelo cineasta inglês de 51 anos, Paul Greengrass, conta em tom de documentário ficcionado a história do avião que não alcançou o alvo em Washington, provavelmente a Casa Branca ou o Capitólio.
Filmado de câmara ao ombro, o espectador sente-se como testemunha privilegiada do desenrolar dos acontecimentos.
Ora segue aleatoriamente as conversas dos passageiros no avião, ora confronta-se com o crescer da tensão nas torres de controlo.
Quando o avião que fez a diferença é tomado pelos terroristas os passageiros e tripulantes confrontam-se com uma escolha difícil, entre deixar a aeronave seguir o curso repetindo o exemplo dos outros três voos desviados ou tentar evitar o pior.
No dia 21 de Setembro chega a Portugal um outro filme intitulado «World Trade Center», de Oliver Stone, que conta a história dos atentados contra as torres gémeas na perspectiva de dois polícias envolvidos nas operações de socorro.