O francês Jean-François Chougnet vai ser o próximo director artístico do Museu Berardo, cuja tomada de posse está prevista para Janeiro. O responsável já disse que quer constituir uma equipa à medida do orçamento.
A escolha de Jean-François Chougnet para director artístico de Museu Berardo foi avançada, esta quarta-feira, pelo jornal «Público» e confirmada entretanto à agência Lusa.
Em declarações ao jornal, Chougnet apontou como ponto de partida a constituição de uma equipa «proporcional ao orçamento e não o inverso», porque - sublinhou - «não faz sentido fazer uma equipa muito forte mas desaquada aos meios disponíveis».
Ao contrário do que pretendia o brasileiro Ivo Mesquita, anteriormente sondado para o cargo, Chougnet realçou que o museu não terá «uma equipa permanente de curadores».
Chougnet, de 44 anos, é licenciado em História. Nos anos 80, trabalhou no Ministério da Cultura francês, sendo que, entre 1998 e 2001, teve a seu cargo os serviços culturais da administração da região de Ile de France.
A partir de então, exerceu funções de director-executivo do Parc de la Villete, em Paris.
Entretanto, instada a comentar a nomeação do novo director do museu, a ministra da Cultura admitiu conhecer «mal» Chougnet, mas garantiu estar tranquila com esta escolha.