artes

Guimarães candidata a Capital Europeia em 2012

A cidade de Guimarães vai ser anunciada esta segunda-feira como candidata a Capital Europeia da Cultura de 2012. A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, assinalou que o património histórico da cidade é uma das razões que justifica esta candidatura.

A ministra da Cultura vai anunciar, esta segunda-feira, de forma oficial, numa reunião com os seus homólogos da União, a candidatura da cidade de Guimarães a Capital Europeia da Cultura em 2012.

Em declarações à TSF, Isabel Pires de Lima justificou a apresentação desta candidatura com o facto de este cidade nortenha ter todas as condições para se candidatar a Capital Europeia da Cultura dentro de seis anos.

«É uma cidade que tem um património histórico de dimensão mundial, é património mundial escolhido pela UNESCO e fez uma recuperação exemplar do seu centro histórico, algo que mereceu vários prémios internacionais», assinalou Isabel Pires de Lima.

A titular da pasta da Cultura explicou ainda que os equipamentos culturais e hoteleiros, a prática cultural e os acessos à cidade são outros dos requisitos que justificam a colocação de Guimarães nesta candidatura.

Um grupo de trabalho que vai ser nomeado até ao final de 2006 ficará encarregado de elaborar um relatório/proposta contendo as linhas estratégicas que constarão na candidatura, que só será apresentada em 2008.

«Há agora um ano para construir um tema em torno do qual a capital se desenvolverá e haverá que, durante esse ano, definir as linhas erstratégicas da programação», adiantou.

Isabel Pires de Lima disse que ainda depois deste período haverá ainda mais três anos «para montar a programação e toda a construção da capital».