O realizador Robert Altman morreu, segunda-feira, com 81 anos. Apesar de ser crítico em relação à sociedade norte-americana, considerava-se «um realizador afortunado» porque nunca fez um filme contra gosto. «Os bastidores da rádio», última película que realizou, está em exibição nos cinemas portugueses.
Robert Altman nasceu em Kansas em 1925, foi piloto da força área dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e só mais tarde deu os primeiros passos no cinema através da realização de curtas-metragens documentais e institucionais.
Em 1957 estreou o seu primeiro filme, «The Delinquents», uma produção de baixo custo distribuída pela United Artists.
Nos anos seguintes trabalhou na área da televisão, sendo realizador de alguns dos episódios das séries «Bonanza» e «Alfred Hitchcok apresenta», até estrear «MASH» em 1969.
Este último filme deu um verdadeiro empurrão na carreira cinematográfica de Robert Altman e é considerado o seu maior sucesso.
O realizador foi por diversas vezes crítico em relação à sociedade norte-americana, à política, às intrigas e até ao cinema de Hollywood. Por exemplo, atribuiu algumas culpas dos atentados de 11 de Setembro de 2001 à máquina de fazer filmes dos Estados Unidos.
«Ninguém se lembraria de cometer uma atrocidade daquelas se não a tivesse visto num filme», disse Altman.
O drama «Secret Honor» (1984), centrado em Richard Nixon, «The Player» (1992), sobre a moral e bons costumes de Hollywood, ou «Pret-a-Pôrter» (1995), que traça um retrato do mundo da moda, são alguns exemplos da
Este ano foi distinguido com um Óscar honorário pela Academia norte-americana de Artes e Ciências Cinematográficas, após ter sido nomeado por cinco vezes na categoria de melhor realizador por filmes como «MASH», «Nashville», «The Player», «Short Cuts» e «Gosford Park».
Na cerimónia, Altman afirmou ter sido «um realizador afortunado», porque nunca teve de rodar um filme que não tenha sido ele a escolher.
«A minha paixão pelo cinema permitiu-me entrar no mundo e na condição humana», afirmou o cineasta em Fevereiro.
O reconhecimento pela academia norte-americana junta-se a outros prémios como a Palma D´Ouro no Festival de Cannes pelo filme «Mash», ou o Leão de Ouro de carreira no Festival de Veneza.
«A prairie home companion - os bastidores da rádio» foi o último filme que Robert Altman realizou.
Com Meryl Streep, Lily Tomlin, Kevin Kline, Woody Harrelson e Tommy Lee Jones no elenco, este é um filme sobre a morte, como descreveu o próprio realizador em Maio, quando a película estreou nos Estados Unidos.