artes

Corte de 682 mil euros vai afectar a programação

O director do São Carlos admitiu, esta quarta-feira, que o corte de 682 mil euros no orçamento do teatro para 2007 levará a reajustes na programação, mas os oito títulos previstos para a próxima temporada lírica mantêm-se.

«Estou a trabalhar com todos os artistas para minimizar o efeitos destes cortes. Teremos de reajustar algumas coisas, reposicionar determinados espectáculos, rever determinados projectos, mas estamos a fazê-lo de forma a que não haja prejuízos para o público», disse Paolo Pinamonti.

Em Outubro, quando foram apresentados os cortes orçamentais na área da cultura, a ministra Isabel Pires de Lima indicou que o São Carlos e o Centro Cultural de Belém (que já anunciou alterações na programação, incluindo o fim da Festa da Música) seriam os mais afectados por estas reduções.

«Ainda tenho várias hipóteses e nada está definido, mas posso garantir que os títulos da temporada (de ópera) anunciada vão manter-se, embora estejamos a trabalhar (sobretudo com os artistas a nível daencenação) para redefinir os projectos, absorvendo esta reduçãoorçamental», explicou Pinamonti.

O Teatro Nacional de São Carlos tem para 2007 um orçamento de cerca de 15,6 milhões de euros e, desta verba, cerca de 13,3 milhões de euros provêm do Orçamento de Estado, o restante são receitas próprias (1,3 milhões) e um milhão de euros do mecenato.