O 1º Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura, no valor de 75 mil euros, foi atribuído esta segunda-feira ao poeta e tradutor português José Bento.
O anúncio do nome do vencedor foi feito, ao início da tarde, nas capitais dos dois países por responsáveis dos respectivos ministérios da Cultura.
Em reacção à distinção anunciada, José Bento manifestou-se satisfeito, mas sublinhou que galardão não irá alterar a sua vida.
José Bento, 74 anos, começou a fazer traduções do espanhol para o português há cerca de meio século.
«Nessa altura, havia muito pouca literatura espanhola traduzida em português. Considerava-se que toda a gente sabia espanhol e não valia a pena traduzir», disse José Bento à agência Lusa.
O Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura, atribuído hoje pela primeira vez, visa distinguir «um autor, pensador, criador ou interprete» que tenha «contribuído significativamente para o reforço dos laços entre os dois países».
Trata-se de um prémio bienal, no valor de 75 mil euros, e foi instituído em Março passado pelos ministérios da Cultura dos dois países.
O júri era constituído por seis personalidades: José Saramago, Álvaro Siza Vieira e José Adriano de Carvalho (indicadas por Portugal) e Clara Janês, José Luís Borao e Carlos Hernandéz Pezzi (indicadas por Espanha).