artes

Morreu Joseph Barbera

Joseph Barbera, famoso pela criação de personagens como Tom e Jerry, Scobby-Doo e a família Flintstone, morreu aos 95 anos. O trabalho que fez ao longo de bastantes anos com o seu parceiro William Hanna, também já falecido, rendeu-lhe bastantes prémios.

Joseph Barbera, que se tornou famoso por criar as diversas personagens do mundo da animação, como a família Flintstone e o cão Scobby-Doo, faleceu, na segunda-feira, em Los Angeles, aos 95 anos.

O animador conheceu o seu parceiro de sempre, William Hanna, também já falecido, em 1937 nos estúdios da Metro Goldwyn-Mayer, tendo trabalhado então no desenho animado «Puss Gets the Boot», que veio a dar origem à criação da dupla «Tom and Jerry».

Em 1945, o animador e o seu companheiro William Hanna, encarregado da realização dos filmes, ganharam fama mundial, quando a dupla Tom e Jerry dançou lado-a-lado com Gene Kelly.

Cinco anos depois, Barbera e Hanna foram obrigados a sair da MGM, quando a empresa decidiu fechar a sua unidade de desenhos animados, tudo porque a MGM acreditava que a televisão iria pôr fim aos filmes de animação.

Este evento levou a que a dupla criadora fundasse em 1957 os estúdios Hanna-Barbera, que foram responsáveis pela criação dos Flintstones, bem como da família Jetson e do cão Scobby-Doo e do urso Yogi Bear, entre outros.

Nos anos 80, Hanna e Barbera foram responsáveis ainda por outro grande sucesso da animação: os «Estrunfes», uma criação do final dos anos 50 do belga Peyo e que foi levado para a televisão pelos estúdios desta dupla norte-americana.

O trabalho de Joseph Hanna e William Barbera rendou diversos prémios a esta dupla, incluindo muitos Emmy, o galardão mais conhecido atribuído a produções televisivas norte-americanas, e sete Óscares.

«Joe Barbera era realmente uma lenda da animação e da televisão. As personagens que criou com o seu parceiro já falecido, William Hanna, não são apenas super-vedetas animadas, mas também uma parte da cultura popular norte-americana», reconheceu Barry Meyer, da Warner Brothers.

A morte de Barbara, nascido em 1911 e que começou a sua vida profissional como bancário, acontece cinco anos após a de William Hanna, que faleceu em 2001, aos 90 anos.