A directora do Fantasporto, Beatriz Pacheco Pereira afirmou esta terça-feira, no Porto, que «a continuidade do festival no Rivoli, nos anos futuros, depende exclusivamente da Câmara do Porto».
A responsável referiu que, apesar da autarquia ter cedido a exploração do espaço a Filipe La Féria, conserva ainda, conforme previsto nas condições do concurso, o direito de dispor como entender de 60 dias de programação naquele espaço.
«O Fantasporto dura apenas 15 dias, pelo que cabe perfeitamente dentro dos 60 dias de programação das Câmara», disse, acrescentando que a organização do festival apenas admite a autarquia como interlocutor quanto à utilização do Rivoli.
Beatriz Pacheco Pereira falava à Lusa à margem da apresentação do Fantasporto 2007 - 27º Festival Internacional de Cinema do Porto, que se realiza entre 19 de Fevereiro e 04 de Março de 2007, nas duas salas do Rivoli - Teatro Municipal.
A opção de concentrar o festival em duas salas é uma novidade desta edição, Beatriz Pacheco Pereira por duas razões.
«Por um lado, a concentração dá mais possibilidades a que as pessoas possam ver mais filmes, sem recurso a constantes deslocações na cidade, por outro, vai ajudara dar mais vida à Baixa da cidade, já que toda a gente se vai concentrar no Rivoli», disse.
Além das habituais secções competitivas, o Fantas 2006 inclui retrospectivas dedicadas ao Cinema Russo, através da produtora gigante Mosfilm, ao produtor francês Marin Kamitz, aos super-heróis que passaram da banda desenhada aos ecrãs.
Dos 350 filmes que vão ser exibidos, Beatriz Pacheco Pereira destacou, em declarações à TSF, os cerca de 10 filmes que falam «do pessimismo que se instalou na sociedade ocidental depois do 11 de Setembro» e que considera «absolutamente de vanguarda».
As secções competitivas são o Cinema Fantástico (que inclui as competições de curtas-metragens) a Semana dos Realizadores e a Secção Orient Express, dedicada às cinematografias do Extremo-Oriente.
Em destaque estarão também as comemorações dos 25 anos de dois dos maiores filmes fantásticos de sempre - "ET" e "Blade Runner" - ambos apresentados em antestreia em Portugal pelo Fantasporto, com iniciativas que a organização do festival anunciará em breve.