ciencia

Rãs de «pernas vermelhas» «ganham» 20 mil hectares

As rãs de «pernas vermelhas» californianas, uma espécie em vias de extinção, vão ter à «disposição» cerca de 20 mil hectares, na grande maioria de terrenos públicos, para salvaguardarem a sua sobrevivência.

O Serviço Norte-Americano dos Peixes e da Vida Selvagem está a avançar com um projecto para declarar mais de 20 mil hectares de terrenos da Califórnia como «habitat» sensível para as rãs de «pernas vermelhas», uma espécie em vias de extinção.

Estes cerca de 20 mil hectares de «habitat» não proporcionam um refúgio mas cobrem só as áreas que contêm certas características requeridas pelas rãs. Quarenta por cento destes terrenos pertencem a instituições públicas.

A delimitação destes hectares para as «rãs de pernas vermelhas» surgiu em resposta de um processo legal levado a cabo por uma série de grupos ambientais e afecta essencialmente os terrenos públicos.

A «rã de pernas vermelhas» californiana foi indexada à lista de espécies em vias de extinção em 1996. O seu nome tem origem nas suas pernas e a barriga cor de salmão.

Para os cientistas, o facto deste anfíbios existirem cada vez em menor número, é um indicador das mudanças ambientais.

Redação