ciencia

«Mão» humana responsável por alterações climatéricas

Um recente estudo levado a cabo por cientistas britânicos conclui que será a acção humana a principal responsável pelas mudanças climáticas, e não o sol. Na sua opinião, as «obras» dos homens no clima têm vindo a intensificar-se desde os anos 70, o que é «assustador».

Os relatórios mais recentes indicativos de que o aquecimento global é, sobretudo, causado pelo sol, foram desmentidos por vários cientistas de renome.

Os documentos reclamam que a pesquisa feita pela Agência Europeia do Espaço (Esa), entre outros organismos, que os programas de computador subestimam, francamente, o impacto do sol no clima.

Mas uma conferência organizada pela Esa e pela União Europeia fez ouvir que aquela evidência é muito mais complexa. Porque a influência solar diminui enquanto a intervenção do Homem se intensifica.

A conferência intitulada «O ciclo solar e o clima terrestre» decorreu no Tenerife, e justificou-se pela necessidade de rever os mecanismos da influência do sol no clima e a sua importância comparada com a dos humanos.

Os mecanismos possíveis da influência solar incluem variações nos ultravioletas, infravermelhos e também nos raios cósmicos.

Mike Lockwood, do laboratório inglês de Rutherford Appleton, disse à BBC que acredita na mudança inicial do clima por acção do sol, mas que a sua intensificação foi causada por factores antropogénicos. Ou seja, pela mão humana.

Redação